
Scotch Whisky Experience
Nesse peculiar “museu”, você pode aprender passo a passo como se fabrica o whisky e aprender a diferenciar os diversos tipos com uma degustação guiada.
A Scotch Whisky Experience permite ao visitante conhecer passo a passo o processo de elaboração do whisky e aprender a diferenciar os diversos tipos, além de degustar uma seleção da bebida escocesa.
A visita
A viagem através do mundo do whisky começa a bordo de um barril (como se fosse um parque de diversões) que faz um percurso pelas diferentes etapas de elaboração do whisky.
Mediante alguns vídeos se pode ver como a elaboração começa com a cevada e, depois de um longo processo que inclui a destilação e a fermentação, o whisky finalmente passa a ser armazenado em barris e depois em garrafas.
Depois do informativo passeio, eles irão explicar sobre as diferentes áreas da Escócia que produzem distintos tipos de whisky, ensinarão a diferenciá-los pelo cheiro (algo difícil) e darão um pequeno copo para que você possa degustá-lo.
Para finalizar a visita, você pode ver a maior coleção de whisky do mundo, composta por garrafas de diferentes épocas e formas muito peculiares.
Se você gosta de whisky ou quer entrar em calor, você pode fazer uma degustação mais elaborada antes de terminar a visita.
A água da vida
Embora todos saibamos que o whisky não é uma bebida moderna, muitos se surpreenderiam ao saber que os primeiros dados encontrados sobre uma destilaria de whisky de elaboração caseira são do ano 800 a.C.
O primeiro registro escrito que se pode encontrar sobre o whisky escocês é de 1494. Naquela época, ele era conhecido como “aquavitae”, água da vida, que traduzido ao gaélico é “uisge beata”, “uisge” para abreviar, que em inglês é whisky.
Vale a pena?
Embora a visita à Scotch Whisky Experience permita uma visão geral sobre a bebida preferida dos escoceses, acreditamos que seja um lugar destinado basicamente aos amantes de whisky que queriam fazer uma degustação. Para o resto das pessoas, especialmente se você viaja com crianças, pode ser um pouco entediante.
Como ponto positivo, poderíamos dizer que trata-se de um lugar adaptado aos estrangeiros, já que durante toda a visita você irá acompanhado por um áudio guia que contém toda a informação do museu em vários idiomas, inclusive em português, além das explicações dadas por especialistas.


Horário
Todos os dias das 10h às 17h (pode variar dependendo da estação).
Preço
Passeio de Ouro:
Adultos: £38,50 (US$49,84)
Idosos (acima de 60 anos) e estudantes: £36,50 (US$47,25)
Transporte
A pé da Royal Mile.
Lugares próximos
Câmara Obscura (21 m) Gladstone's Land (147 m) Museu dos Escritores (162 m) Castelo de Edimburgo (185 m) Museum on the Mound (236 m)