Greyfriars Bobby
Se a fidelidade tivesse nome, para os cidadãos escoceses se chamaria Bobby, um cachorro que permaneceu ao lado da tumba do seu dono durante 14 anos.
Fiel até a morte
Bobby, um cachorro da raça Skye Terrier, foi o melhor amigo do policial John Gray até sua morte por tuberculose em 1858. Depois que seu dono foi enterrado no Cemitério Grayfriars, Bobby não saiu do lado da tumba nunca mais (por isso é conhecido como Greyfriars Bobby).
Durante os 14 anos seguintes, Bobby permaneceu ao lado do seu dono enquanto os habitantes da cidade se encantavam com ele e lhe levavam alimentos. Em 1872 Bobby faleceu e finalmente descansou em paz junto à tumba de seu querido dono.
Milhares de lembranças
Bobby se tornou um herói para os cidadãos de Edimburgo e hoje em dia se pode contemplar sua imagem em uma estátua situada ao sul da Ponte George IV, visitar sua tumba no Cemitério de Greyfriars, ver seu prato e sua coleira no Museu de Edimburgo ou então conhecer sua história através de livros e filmes que o escolheram como protagonista.
Transporte
Ônibus: Chambers Street, linhas 23, 27, 41, 42, 45 e 67.
Lugares próximos
Museu Nacional da Escócia (164 m) Catedral de St Giles (273 m) Gladstone's Land (294 m) Mary King's Close (318 m) Museu dos Escritores (318 m)