Compras em Edimburgo

Compras em Edimburgo

Edimburgo não é famosa por suas lojas, assim como Dublin. No entanto, a capital escocesa é uma surpresa para qualquer pessoa que goste de fazer compras.

Lojas de roupas, antiguidades, galerias de arte e de souvenirs estão por toda a cidade.

O maior problema que se pode ter ao fazer comprar por Edimburgo é seu limitado horário comercial. As lojas fecham entre as 17:00 e as 18:00 horas. Às quintas, o horário se amplia entre uma e duas horas mais. As lojas de lembrancinhas na Royal Mile permanecem abertas normalmente até as 20:00 horas.

Produtos típicos

  • Tecidos: Cachemira, tweed e o tradicional tecido escocês de lã, chamado tartan, são protagonistas nas principais lojas de tecidos em Edimburgo. Suéter, cachecol ou kilts, as famosas saias escocesas dos homens, são algumas das peças que a maioria dos visitantes decide levar para casa.
  • Whisky: Se falamos de variedade, a Escócia é o paraíso do Whisky, mas, se levarmos em conta o preço, pode sair bastante caro. Devido aos impostos de 72%, comprar whisky em Edimburgo pode sair mais caro do que comprá-lo no Brasil
  • Doces: Embora as oatcakes (tortas de aveia) e as shortbread (bolachas de manteiga) sejam mais famosas, na Escócia são produzidos diversos tipos de doces. As bolachas tradicionais são um bom presente e bastante econômico. 
  • Haggis: O prato mais típico da Escócia também pode ser adquirido em latas de conserva, sendo uma boa oportunidade de apresentar à família a gastronomia local.
  • Música: Uma viagem à Escócia não seria o mesmo sem as versões de grandes sucessos tocados em gaita que, graças à maioria das lojas, invadem as ruas.

Principais zonas comerciais

  • Royal Mile: Como qualquer rua turística da Europa, a Royal Mile está repleta de lojas de presentes e souvenirs. Você também encontrará diversas loja de roupa tradicional.
  • Princes Street: Situada em New Town, a Princes Street é a rua mais importante de Edimburgo. Nela há vários shoppings, a grande loja de departamento Jenners e diversas marcas de moda internacionais. 
  • George Street: Paralela à Princes Street e muito mais tranquila que essa, em George Street você irá encontrar todo tipo de luxo que quiser ou puder pagar. É a rua com as lojas mais exclusivas de Edimburgo
  • Multrees Walk: Ao lado de Harvey Nichols na St Andrew Square, essa pequena rua abriga diversas lojas de luxo como a Louis Vuitton. 
  • Rose Street: Entre Princes Street e George Street, esta rua de uso exclusivo de pedestres é uma das mais agradáveis da cidade. Nela você irá encontrar lojas, pubs e restaurantes. 
  • Grassmarket: Nessa rua está a maioria dos artesãos e artistas independentes.
  • Duncan Street: Famosa por suas galerias de arte e de antiguidades

Grandes lojas de departamento

  • Jenners: Situada em Princes Street, essa loja de departamentos é provavelmente a mais famosa de todo o país. Poderia ser chamada de Harrods” escocesa. Vale a pena entrar para conferir sua arquitetura. 
  • Harvey Nichols: Embora sua arquitetura não surpreenda, essa loja de departamento vende todo tipo de itens exclusivos de moda e beleza. Está na St. Andrew Square. 

Shoppings

Ocean Terminal é um moderno shopping e uma passagem obrigatória para quem for visitar o Royal Yacht Britannia.

Na Princes Street você irá encontrar o Princes Mall, e se você sair do centro irá encontrar outros shoppings, como o Cameron Toll Shopping Centre, embora não valha muito a pena visitá-lo.

Lojas

  • Tartan Weaving Mill and Exhibition: Localizada na ponta da Royal Mile mais próxima ao castelo, essa enorme loja oferece todo tipo de tecidos e peças de vestir. Como seu nome indica, também exibe máquinas para poder ver como se fabrica o famoso tecido escocês, chamado tartan.