Calton Hill - A Atenas do norte - Colina mais famosa de Edimburgo
Calton Hill

Calton Hill é uma colina situada a leste da Cidade Nova. No topo estão importantes monumentos e dali é possível ter a melhor vista de Edimburgo. 

Calton Hill é uma colina onde estão diversos monumentos que fazem com que ela receba o nome de “Atenas do Norte”.

Tão especiais quanto seus monumentos são suas vistas, tão boas que é recomendável subir tanto de dia quanto à noite para poder admirar a cidade em todo o seu esplendor. 

Monumento Nacional

Situado a pouca distância do Monumento a Nelson, o Monumento Nacional (National Monument) foi criado para homenagear os falecidos nas Guerras Napoleônicas, mas nunca foi finalizado por falta de fundos.

Embora o ambicioso projeto tenha apenas 12 colunas, é possível perceber nele um ar grandioso ao estilo do Partenon de Atenas. Embora a princípio os cidadãos tenham dado a ele o nome de “a vergonha de Edimburgo”, hoje em dia se tornaram ruínas muito apreciadas.

Observátorio da Cidade

O observatório astronômico de Calton Hill começou sua história sendo o modesto observatório de Thomas Short, pai de Maria Theresa Short, que mais tarde criaria a Câmara Obscura no mesmo lugar.

Depois de muitas mudanças e diversas reconstruções, os belos edifícios do observatório continuam fazendo parte da “pequena Atenas” de Calton Hill, mantendo sua funcionalidade.

Monumento a Nelson

Construído entre 1807 e 1815, o Monumento a Nelson (Nelson Monument) foi construído em homenagem ao Vice-Almirante Nelson depois da sua vitória e morte na Batalha de Trafalgar.

Em 1852, foi instalada uma bola do tempo na parte superior da torre com o objetivo de indicar aos marinheiros que era uma da tarde, assim como o “Canhão da uma em ponto” do Castelo de Edimburgo.

Depois de subir os 170 degraus da torre, você pode observar a cidade do ponto mais alto, mas a vista não é muito diferente da que se tem do alto da colina.

Festival do Fogo de Beltane

Na noite de 30 de abril, milhares de pessoas sobem na colina Calton Hill para celebrar um dos festivais mais importantes da cidade, o Festival do Fogo de Beltane.

Nessa noite se celebra a chegada da primavera e a fertilidade da terra e dos animais. O grande protagonista da noite é o fogo e, em volta dele, milhares de pessoas representando diversos personagens dançam aos sons dos tambores que vibram sem parar.