Princes Street Gardens

Princes Street Gardens

Os Jardins de Princes Street são um dos pontos de encontro mais importantes de Edimburgo. Foram criados em 1820 depois de drenar o North Loch.

Os Jardins do Princes Street (Princes Street Gardens) são o parque urbano mais importante do centro de Edimburgo. Separam a Cidade Velha da Cidade Nova. 

Os jardins têm uma dimensão de mais de 150.000 metros quadrados e estão divididos em duas partes por The Mound, uma colina artificial que conecta as duas partes da cidade e onde está a Galeria Nacional da Escócia

Origem dos jardins

A superfície que agora ocupam os jardins foi, durante séculos, o lago mais importante de Edimburgo: o Nor Loch (North Loch ou Lago Norte).

O Lago Norte, incialmente um pântano, foi usado como defesa natural da cidade para complementar o trabalho defensivo do castelo. Com as partes norte e oeste protegidas, Edimburgo só precisava de muralhas em suas partes sul e leste.

Desde a Idade Média até o século XIX, o Nor Loch foi usado para fazer provas de bruxaria, para fazer desaparecer cadáveres, como esgoto de águas residuais, e como fonte de água “potável”. Esse foi um dos principais motivos da insalubridade da cidade e das contínuas doenças que afetavam a população.

Os jardins Princes Street Gardens foram inaugurados em 1820, depois da drenagem do lago.

Bonito durante todo o ano

Durante todo o ano, os Jardins de Princes Street são um dos pontos de encontro mais importantes de Edimburgo, sendo a fonte Ross o monumento mais importante do local. Essa fonte foi instalada em 1872 depois de ter sido exposta na Grande Exposição de Londres de 1862.

Quando chega o Natal, acontece o mercado natalino Winter Wonderland e uma pista de patinação sobre o gelo e alguns brinquedos são instalados, entre os quais se destaca a roda-gigante de 33 metros conhecida por muitos como “The Edinburgh Eye”.